6.09.2006

Biographia Elizabeth of Toro

A vida da princesa Elizabeth of Toro foi marcada por glórias e fracassos e pode ser considerada uma pioneira na cultura negra africana; Nascida em 1936 em Uganda-África , filha do rei George Rudiki 3º e da senhora Kezia Rudiki.

Além de ser uma bela mulher, também era dona de um coração generoso , mesmo sendo de uma família real Elizabeth of toro era considerada uma pessoa simples.Durante a infância estudou em bons colégios em Uganda frequentado somente por nobres de família real, depois foi estudar direito na prestigiosa universidade de C ambridge na Inglaterra em 1959.
Ganhou seu lugar na história sendo uma das 3 primeiras mulheres africanas a cursar a faculdade de Cambridge.Após a morte de seu pai, seu irmão assumiu o trono, infelizmente era o início de um fim de dias de glórias e um sinal que momentos difíceis viriam pela frente.
Em 1967 deixou Uganda p/perseguir uma carreira como modelo nos Estados Unidos, se tornou a 1º modelo negra da Ford, tendo estampado capas de várias revistas importantes como Vogue, sua beleza e inteligência cativava a todos numa época em que a beleza negra era raríssima em editoriais de moda, morou nos EUA e também em Londres, ao ser capa da Vogue britânica foi intitulada '' A rainha de Sheba''.Em 1971 abandonou a bem sucedida carreira internacional como modelo e retornou p/Uganda p/assumir o cargo de Embaixadora das nações Unidas no governo de Idi Amim Dada e mais tarde como ministra das relações exteriores de Uganda.Idi Amim dada famoso por ter várias manias extravagantes,além de possuir 4 esposas também interessou-se pela beleza de Elizabeth, que o rejeitou com dignidade de uma princesa , devido a isso sofreu humilhações e calúnias até ser demitida do cargo e com a vida em risco foi procurar exílio no Quénia.Uganda passava por momentos difíceis tanto político quanto em relação a segurança pois um clima de guerra e hostilidade instalava-se ali.
Em meados da década de 70, ela ingressa na carreira de atriz tendo atuado em alguns filmes, mas seu reconhecimento só veio em 1984 quando assinou contrato com a Columbia pictures p/ atuar no filme ''Sheena - A rainha da selva'' no papel de uma sacerdotisa líder de uma tribo africana, mais uma vez Elizabeth retornava a África onde foram realizadas as filmagens.
A princesa de Toro foi considerada uma das mulheres mais bonitas de Uganda, uma conbinação rara de beleza e inteligência!
Em 1980 já de volta a Uganda, ela se casa com um homem de família nobre, a cerimônia secreta ocorre em Londres;Infelizmente 6 anos depois ele morreria em um acidente aéreo.Nesse mesmo ano Uganda já estava em outra fase politica,e a princesa Elizabeth recebeu o convite p/ ser embaixadora de Uganda p/os EUA, um trabalho excelente realizado por ela, tendo promovido o 1º encontro entre um presidente africano com um presidente americano em 1987, fato que melhorou a relação entre os dois países.
Entretanto devido a morte prematura de seu marido, a pressão provocada pelo seu trabalho como embaixadora e o seu desejo de viver temporariamente nos EUA, ela renuncia ao cargo em 1988.
Após sua aposentadoria, Elizabeth of Toro promoveu causas africanas aparecendo em emissoras de tv, em 1989 é lançada sua biografia intitulada '' Elizabeth of Toro - A odisséia de uma princesa africana'' por Simon e Shuster.
Em 2000 pelo reconhecimento a todo seu trabalho realizado ganhou a medalha Nalubaale.Os reinos em Uganda foram restabelecidos e o clima de guerra havia terminado.Em 1995 ela assumi o trono após a morte de seu irmão conduzindo uma vida reservada e tranquila.
É inegável a contribuição de Elizabeth of Toro p/a cultura africana, uma princesa que viveu dias de glória e fracassos , uma lenda viva.