7.17.2006

Soltando o verbo: Merchandising na TV

Há muitos anos atrás, o papel dos comerciais de TV era apenas informar as donas de casa, sobre o lançamento de um produto. De uns anos para cá, o merchandising não se restringe somente ao horário comercial e sim na grade de programação das emissoras abertas. Os tradicionais programas vespertinos, mostram diariamente uma overdose de merchandising de produtos baratos, na qual o dublê de vendedor/apresentador, não divulga mas insiste que o telespectador compre, dando 1001 utilidades ao produto. É algo tão grotesco, pois não existe escapatória, por mais que zapeie de canal, só mudará a aparesentadora, pois os produtos serão sempre os mesmos. Da qualidade duvidosa do objeto, ao caráter do apresentador , que força uma intimidade chamando o telespectador de "meu amigo(a)", tudo é uma mera desculpa esfarrapada para vender, e nessa leva até os apresentadores embarcam, afirmando também usarem o produto. Infelizmente para as pessoas que não tem condições de assinar uma tv a cabo para ter no mínimo uma programação de qualidade, algo que deveria já existir na TV aberta, resta continuar vendo essas porcarias empurrada goela abaixo de quem as assiste ou fazer algo mais útil ...desligar a tv e procurar algo mais importante a fazer! A atual programação da TV está um lixo porque existem pessoas que assistem a isso, pois se não existisse público, esses programas com certeza não existiriam. O fato da TV aberta ser voltada para as classes mais populares , não quer dizer que o brasileiro humilde goste de popularesco. Qualidade nao depende de nível social e sim de um pouco de bom senso.